Website Projeto Ambiental
O processo de design para a feature
Mercado de Carbono
Começando
Mercado de Carbono
Gestão Socio Ambiental | Mercado de Carbono é uma feature do site da empresa Projeto Ambiental que apresenta as vantagens de uma visão sistêmica sobre as esferas social, econômica e ambiental diretamente no celular ou computador. Ela permite que o cliente entenda sobre quantificação de estoques e taxa de remoção de carbono atmosférico e os benefícios ecossistêmicos de forma rápida e fácil, expandindo suas perspectivas de negócios. Fui contratado para posicionar o website do cliente ente os grandes players do mercado de carbono em um prazo curtíssimo (em três dias), então a reunião de kickoff foi feita imediatamente.
Objetivos de alto nível
1. O entendimento
Considerar como refletir o mercado de carbono numa simbiose profunda entre as ações e as recompensas.
2. A recompensa
Oferecer um cenário ideal pra você, gerador ou comprador de créditos de carbono.
Meu Papel
Minha função
Implementar o User Experience (UX) e o Visual Design neste projeto em três dias. Recebi feedback construtivo do stakeholder e da equipe, a fim de melhorar e obter outras perspectivas sobre o que estava projetando, praticamente sem prazo.
Minhas tarefas:
-
Entender ideias e percepções dos clientes e stakeholder
-
Planejar e definir em função do escopo
-
Definir a arquitetura da informação
-
Interface e experiência do usuário
-
Análise de heatmap para entender o comportamento no site
-
Métricas
Design toolbox
Desk research
Treejack
Elementor
Photoshop
Hotjar
Analytics
Processo de design
Métodos e processos
A primeira etapa do processo de design envolveu entrevista com o stakeholder e análise de competidores para entender como os concorrentes fazem o trabalho. Foi fundamental obter essas informações no início do processo para eu ter uma ideia mais clara do produto.
Depois de analisar essas informações, comecei a conceituar os fluxos principais de navegação do negócio para me fornecer uma maneira de iterar mais rapidamente por meio de ideias. A partir disso, passei para o modo de produção, desenvolvendo a interface considerando princípios de design como padrões de leitura, hierarquia de fontes e cores, ativos da marca e o universo imagético apresentado no briefing pelo caso.
Depois que a interface ficou pronta, recebi feedback do cliente para entender as lacunas da experiência. A validação, embora faça parte do meu processo de design, seria uma etapa posterior e não será discutida profundamente neste caso.
Análise de
Competidores
Conceito
User Flow
Visual Design
Feedback
do time
Refinamento
Lançamento
1
2
3
4
5
6
7
Análise de competidores
Como eles fazem e por quê
A amostra da análise considerou websites do Brasil e um da Itália, inseridos no contexto de conservação ambiental e negociação no mercado de carbono. A análise dos websites durou aproximadamente 4 horas (lembrando que eu tinha apenas três dias para entregar tudo pronto) e incluiu a percepção em relação às mensagens principais do serviço para entender o que os usuários estão buscando e quais são seus problemas. Então estudei:
-
Por que essa necessidade existe?
-
Quais são os objetivos desse negócio?
-
Quais serviços se destacam?
-
Quais são as recompensas?
Let It Trees
Mombak
re.green
Carbon Next
Insights
Após análise das homepages, apesar da quantidade de dados, estas foram as informações mais relevantes para a tomada de decisão na criação da solução:
-
Preservação dos biomas e florestas
-
Preservação da floresta Amazônica
-
Preservação da biodiversidade
-
Combate ao desmatamento
-
Remoção de CO2 da atmosfera
-
Ação no desenvolvimento sustentável de comunidades locais
-
Quantidade de hectares protegidos
-
Quantidade de espécies preservadas
-
Recuperação de florestas
Informações de mercado
Qual é o objetivo?
O principal insight encontrado é que os programas de gestão sócio ambiental têm se mostrado uma das táticas mais eficazes para aumentar a receita e inspirar a fidelidade na empresa. A contribuição social e o zelo pelo meio ambiente são esforços que voltaram a ser reconhecidos em 2021, feita pela Dow Jones Sustainability Index, uma avaliação rigorosa feita pela Bolsa de Valores de Nova York que pontua os diversos aspectos da gestão social, ambiental e econômica das empresas.
Por isso, o programa de gestão mais inovador ensina aos clientes que trabalhar na preservação das florestas e manter as árvores em pé é o núcleo da criação de novos e sustentáveis dividendos para eles.
Integrar os interesses dos usuários com os serviços ecossistêmicos oferecidos, mostrando como tudo isso funciona, torna possível criar a feature que não se baseia apenas no ganho material, mas que agrega valor ao dia a dia do usuário. Assim, a proposta de valor é baseada em ajudar as empresas a criar um modelo mental de preservação rentável e recompensá-los através dos créditos de carbono quando buscarem esse objetivo por meio do site e o negócio for efetivado.
A solução
Clientes e interessados
Um ponto de contato da jornada do usuário (clientes e interessados, empresas e pessoas visionárias) desde o desenvolvimento da consultoria até sua aprovação e certificação.
Gestão Socioambiental
Mercado
de Carbono
Gerar renda para quem defende um futuro melhor para todos
Sobre a feature
Gestão Socioambiental | Mercado de Carbono é a nova feature da Projeto Ambiental. Sua proposta de valor é oferecer atuação em todas as etapas do mercado de carbono. Levei em consideração que as mensagens devem ser mais fáceis de entender no início e depois com textos maiores explicativos, dentro de cada sessão.
Fluxo do usuário
Ao tocar no botão Gestão Socioambiental, os usuários são levados a um fluxo simples, novo menu principal e páginas com motions sutis. Como o layout da feature segue a mesma identidade visual do site, o ponto principal do fluxo é garantir que a funcionalidade esteja incorporada na navegação de forma quase imperceptível para o usuário e não como algo à parte, atendendo a solicitação do stakeholder. Decidi adicionar pequenas variações na paleta de cores nas chamadas principais e imagens maiores. É apenas um toque diferente, nada intrusivo.
Interface do usuário
Tela inicial
Dois botões iniciais fazem parte da interface para tornar as interações distintas, uma direcionando o usuário para a nova feature e a outra direcionando o usuário para o site base de Licenciamento Ambiental. Abaixo está um exemplo da tela inicial.
Interesses do usuário
A escolha dos tópicos Por que (explicação), O que (descrição), Como (processo), Para Quem (clientes), Equipe e Contato foi baseada em pesquisa documental. Portanto, são semelhantes ao que é utilizado por outras empresas do setor.
A marca
Cores
As diretrizes da marca me levaram a escolher dois tons neutros e equilibrados, por isso escolhi o bege e o verde opaco para quebrar o branco e deixar a marca elegante e no contexto do meio ambiente. O cinza foi destinado aos textos com fundo branco. Na nova feature foram utilizados alguns outros tons de verde para as chamadas principais e textos intermediários.
Primárias
60%
#647262
30%
#F4EEEB
10%
#858585
Secundárias
#6EA53F
#38513B
#091300
Tipografia
Nossos usuários são gestores ambientais, engenheiros florestais, gerentes de projetos, diretores de médias e grandes empresas, proprietários rurais, nível sênior de faixa etária acima de 50 anos em sua maioria, entendi que isso poderia ser uma oportunidade para uma fonte serifada. Portanto, usei a combinação da tipografia Merriweather para títulos com a Roboto sans-serif pra textos.
Imagens
Para ilustrar e diagramar o site, utilizei imagens disponíveis no site Unsplash e do acervo próprio do cliente.
Validação
A feature ainda deverá receber novas funcionalidades, incluindo Calculadora de Carbono. Deve ser iterado considerando testes A/B, 5 seconds test, first click e outras pesquisas aprofundadas com o usuário para melhorar a versão inicial. Lançar esta feature é apenas o primeiro passo para seu sucesso.
Dessa forma, analisar métricas como tempo de leitura e interesses coletados no teste de primeiro clique seria importante para entender o sucesso e elaborar o roadmap do produto.
Agradecimentos
A lot of thanx
Muitíssimo obrigado a todos os envolvidos no processo desde o início, na definição do escopo até a entrega. Quero agradecer Cássio (stakeholder), Fernando (meu irmão e biólogo da empresa) e sua equipe, AJ e Diego Cabral da Design Circuit.